o canto que eu queria ouvir

IMG_20181009_213250008_2.jpg

por Mariana Paiva

Era um dia de chuva quando o livro me fisgou. Mordi a isca de palavras ainda na primeira página, desconcertada por tanto. Quando eu preciso de silêncio eu corro pras palavras – é assim comigo desde sempre. E fiquei querendo fazer parte de uma frase, tanto que depois dela,  com a mesma velocidade com a qual abri o livro, fechei:

Pensar em ir embora eu pensava. Difícil era desatar o nó entre o pensamento e os pés.

Nocaute. Entregue estava quando dei por mim, livro fechado no colo, olhar perdido. Eu entendia. Quando um livro te acolhe é assim. Esse é Canto do Uirapuru, de Érica Bombardi, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria Literatura Juvenil. Conta a história de Max, um dos moradores de Canto do Uirapuru, um adolescente que vive com sua mãe e seu avô. O pai caiu no mundo. E os três ali, juntos, buscando alegria na polenta do almoço. Sonhando esperança no pacu que o avô jura que vai pescar outra vez no rio.

Livro de amor, coragem, livro de infinito. Então pode ser assim? Fiquei pensando logo que queria ter tido um Canto do Uirapuru pra ler quando eu mesma era menina. Depois pensei: que bom é poder resgatar a meninice apesar da chuva, dos boletos, das eleições. Livro como amor de salvação. Um tempinho a mais vivendo a história de Max, e tava tão bom que eu nem vi quando terminou. Fiquei querendo mais, uma saga, quem sabe mais uns 7 livros que contassem a coragem de Max, um sobre o amor e um – ou dois – sobre a liberdade recém-descoberta de ser quem se é. A delícia que é cada passo do caminho quando só se sabe ir em frente (e ser infinito como se sabe aos 16)

 

Canto do Uirapuru
Érica Bombardi
editora Escrita Fina
156 páginas
R$ 30,90 (livro físico)
R$ 24,10 (e-book)

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: