O sal da terra

The Salt of the Earth2.jpg

por Mariana Paiva

Não importa que já tenham passado mais de dois anos desde o lançamento de “O Sal da Terra”, documentário de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado sobre a obra do fotógrafo Sebastião Salgado.  Qualquer hora é boa pra ver um filme desse quilate: mais que expor imagens como um Power Point de fotografias ou deixar Sebastião Salgado narrando por horas, o documentário se debruça sobre o ser humano. É esse seu maior mérito.

E é assim mesmo que está avisado desde o início do filme: o sal da terra é o ser humano. A gente toda desse mundo, as pessoas que caminham indo e vindo. O título é uma referência a um trecho bíblico de Mateus: “Vóis sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor?”. Ser o sal de uma terra inteira tem suas responsabilidades, em frente ou por trás da lente da câmera. Sebastião sabe. Por isso deixa de fotografar o urso branco, mesmo muito de perto, porque faltam elementos na paisagem. A cabeça entre as mãos, o fotógrafo abaixa a câmera. Agora não. Ou também porque o que se apresenta em frente à lente dói demais. Lágrima em lugar de clique. Porque para ter sal precisa também ser na hora certa.

E uma lembrança de que saudade também serve de matéria-prima pra arte: Sebastião viaja a América Latina inteira para chegar mais perto do Brasil, de onde saiu por conta da ditadura militar.  Entre os destinos que percorre, a dor de testemunhar a dor do outro machuca o fotógrafo. “Minha alma ficou doente”, Sebastião diz. Correr pra buscar consolo em outras paragens, na natureza praticamente intocada de Genesis.  Os animais se achegando, baleias e barcos pequenos convivendo em harmonia. Uma ternura possível. E então a floresta replantada no próprio peito do fotógrafo, os olhos de novo prontos pro que vier…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: