amor de salvação e estrada aberta

por Mariana Paiva

 

O amor como uma dançarina pequena que baila nua à beira do rio. Como algo possível e belo aos olhos mas impossível de ser tocado. Exatamente porque é pequeno, nu, distante. Assim é em A dançarina de Izu, livro de Yasunari Kawabata.

Numa espécie de road movie japonês, um jovem estudante viaja de olhos e ouvidos atentos a tudo que cruza seu caminho até encontrar uma trupe de artistas. É no encontro com o outro que o solitário protagonista enfim passa a existir ainda mais: nas expectativas – algumas vezes frustradas -, no desejo, na amizade, na possibilidade do amor. E não é assim mesmo, afinal?

E então o amor que não chega a se realizar, como num verso de T.S. Eliot citado numa crônica de Rubem Alves: “Livra-me da dor da paixão não satisfeita, e da dor muito maior da paixão satisfeita”. Para o jovem estudante que pela primeira vez se permite sentir, talvez a paixão satisfeita seja demais. Talvez ele suporte apenas a pouca bagagem que carrega, além do entendimento de que é preciso continuar a viagem. Ainda assim, ele já não é mais o mesmo porque sabe que é possível.

O amor como uma chance de escapar à solidão e à indiferença, como uma tábua de salvação: é essa a bandeira que Kawabata defende com delicadeza em A dançarina de Izu. O jovem segue sendo outro: não se furta às lágrimas em público se assim sentir. Não caminha mais sozinho. A despeito da solidão que ainda aparenta, ele segue novo e vivo pela estrada aberta*

 

dançarinadeizu

A dançarina de Izu, de Yasunari Kawabata
editora Estação Liberdade
tradução de Carlos Hiroshi Usirono
101 páginas

 

* o final do texto referencia Canto da estrada aberta, de Walt Whitman, um dos poemas mais bonitos que tem

** a edição da Estação Liberdade conta ainda com um ótimo artigo, O século de Kawabata, de Meiko Shimon, que fala mais sobre a vida e a obra do autor do livro e analisa seus temas mais frequentes

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: