tempo de despertar

por Mariana Paiva

Literatura é timing, penso sempre. É que acredito que o melhor livro é o que chega na hora exata: nem antes, nem depois, como Sono (Objetiva/ Alfaguara, 2015, 114p.), de Haruki Murakami. Uma mulher que tem tudo arranjadinho em sua vida até começar a não dormir. Mas tem que dormir. Como é que alguém pode não dormir?

E é assim mesmo que o autor trabalha a melhor metáfora do livro (quiçá da vida): insone ela fica desperta. volta a dar uns tragos naquela empoeirada garrafa de conhaque, se entrega sem pressa às páginas de Anna Karenina, de Tolstoi. Come um chocolate, sabor há tanto esquecido pela mulher do dentista. É que ela tinha esquecido que a vida tinha aquele gosto.

Ela guarda a insônia como um segredo bom, noite após noite. O sol raia e ela está de volta às ocupações usuais: o café do marido, o leite com cornflakes do filho, o sexo depois do almoço, o banho no menino. Tudo automático e repetido, a vida deixada para quando tudo for silêncio e breu. Não dormir para ganhar vida, ganhar tempo.

Mais que um livro sobre insônia, “Sono” fala sobre coragem. Sobre a vida que fica adormecida esperando para ser vivida numa fresta qualquer do cotidiano. As ilustrações de Kat Menschik ajudam ainda mais Murakami a contar essa história narrada em primeira pessoa: exploram espaços físicos e mentais da protagonista, trabalham bem no sentido de lembrar do essencial. A vida. “E por que não?”,  pergunta o atual queridinho da literatura japonesa (talvez tão querido por isso mesmo).

9788579623752_300_grafica.jpg

* Sono, de Haruki Murakami
Objetiva/  Alfaguara
114 páginas
tradução de Lica Hashimoto
ilustrações de Kat Menschik
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: