And ice cream castles in the air

 

macanudos

por Mariana Paiva

 

Aperto de mão trocado por abraço como tio Nelsinho ensinou: coração com coração. É que aperto de mão é muito de longe. Mas logo aquele desconforto de quem não está acostumado a estar tão perto assim. Uns tapinhas nas costas que anunciam: acabou o abraço. Tá bom. Chega pra lá, tá perto demais.

Você chegou pra festa mas festa não tinha. E você naquela de Machado, de que é melhor cair das nuvens que de um terceiro andar. “Não é festa”, todo mundo diz. Você sabe: já percebeu antes de começar a cantar os parabéns. Mas quer acreditar na festa. Traz na alma tanta música intensa que só acredita mesmo nisso pra viver, que tem que ser uma festa, que tem que ser especial. Cada dia é único, vida é fúria de ser feliz.

Até aquele instante único. Você quer festa e festa não há. Nos rostos desconhecidos ao redor, nenhum indício. Nenhum balão colorido nos olhos, nenhum fogo de artifício no peito. Carrie, a estranha, passeando na terra do minimalismo. Ignorar a alegria então? Acalmar o coração e sua mania de festa? Trocar a vida inteira que Lulu jura que tem lá fora por um mar calmo, no alarms and no surprises? Será?

Talvez pensar que esse tempo morno pode ser apenas um dia, um dia só, entre tantos. Apenas uma coisa que acontece às vezes com quem se acostumou a viver com o coração na boca. Então botar a mesa bonita do lado de dentro, enfeitar a casa da alma toda de flores, colorir tudo. E esperar secretamente pelo toque da campainha que fará tudo festa outra vez

 

* o título é um trecho de “Both sides now”, de Joni Mitchell. obrigada, Carlinha!

** a tirinha é da série “Macanudo”, de Liniers

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: