é o azul que a gente fita no azul do mar da Bahia

IMG_0455 (1)

por Mariana Paiva

acordei buscando uma nesguinha de mar que fosse pra saudar Iemanjá, dona de meus caminhos. ela que vai na frente, ela que me leva. por que não uma nesguinha de mar que tenha escapado de tanta terra, fugida lá do litoral? por que não só hoje, só pra receber uma rosa que encomendei à distância, lá em Salvador, pra te agradecer?

por que não uma multidão perto do mar, suor e alfazema, os balaios cheios de flores? por que não o vento, o mar batizando o vestido, por que, sereia?por que não? e então pedir serenidade, coragem e alegria pra navegar (mesmo onde não tem mar)

uma vida inteira perto, escolhendo o caminho com vista pro mar, mesmo que demorasse mais. décadas tendo a praia como cenário de fotografias e sorrisos largos. a gente não sabe de nada mesmo, né? e um dia, uma confirmação assim: é ela. assim, fácil. então tava tudo explicado: a fitinha azul no tornozelo, a vontade de água que nunca passa, aquele pingente de espelho. o vestido de renda azul clarinho, a pele ficando mais morena com o sol, por que tem que ir embora?. eu que sempre sonhei sereia me sabendo enfim sereinha, escolhendo outros mares para mergulhar, e sempre com aquele antigo, aquele velhinho de sempre guardado em meu olhar castanho.

e a certeza de que só música de Gil entende de algumas coisas na vida. a alma de água clara, transparente, o mar na palma da mão. e a saudade do mar que ir pro litoral de outro lugar não mata. porque não é qualquer mar que o coração – esse bicho teimoso – quer:

 

“Mas o mar não é todo mar

Mar que em todo mundo exista

O melhor é o mar do mundo

De um certo ponto de vista

De onde só se avista o mar

E a ilha de Itaparica”*

 

E então flores em seu altar, guia azul, estrelas nos dedos, pérolas, brilhos. Tudo daqui de longe. Da próxima vez eu trago um pouquinho do mar do Rio Vermelho, minha mãe, pra matar a sede tão grande que essa saudade tem. Odoiá, Iemanjá!

 

* a canção (das mais lindas) é Beira Mar, de Gilberto Gil

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: