tudo que é perto ainda é muito longe

12115967_10154339605458009_8162534619613493058_n

por Mariana Paiva

Saudade não conhece manchete ruim de jornal. Esquece o salitre que come os eletrônicos por dentro, ignora a página policial do fim de semana, passa feito rolo compressor na reforma do Rio Vermelho. Saudade só pensa em bem, no que aquece o coração: no mar bonito de Itaparica, nos sorrisos e abraços que esperam, no cheiro de alfazema do barracão em dia de festa pra Iemanjá. É nisso que a saudade gruda. Sua única matéria é o que foi bom.

Saudade pede passagem de avião, música de Gilberto Gil na solidão de uma tarde longe e contagem regressiva: faltam duas semanas pra passar de novo pelo bambuzal do aeroporto, pra comer o peixe escabeche da vó, pra ver o mar no caminho de casa outra vez. Pra acordar com os pais, abraçar os amigos, pra dar bom dia a Roberto, o açougueiro, pra encontrar Socorro no elevador. Saudade pede também paciência de uma variedade quase impossível ao coração.

De que outras coisas então a saudade seria feita?  Difícil de traduzir e mais ainda de explicar, saudade só se entende mesmo é do lado de dentro. E então as milhas, a distância, tudo multiplicado por mil, mas sonhado pequenininho, quase ínfimo. Avisa por aí que já chego pra matar as saudades. Que ainda falo oxente, que ainda ando descalça por tudo quanto é canto, que não peguei medo de sereno. Marca logo a massagem no Jardim de Alah, pertinho do mar. Lasanha de camarão no Sal Marinho.  Prepara os beijos e abraços que tô indo aconchegar o coração, pra voltar com ele todo bronzeadinho.  Tudo que é perto pra mim ainda é muito longe de Salvador. Porque saudade não conhece manchete ruim de jornal.

 

 

* a foto é minha, lá do Porto da Barra

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: