Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar

FullSizeRender (38)

por Mariana Paiva

 

Era uma coisa simples, mas uma novidade. Uma tardinha caindo, Ben Kweller cantando no headphone, o vento brincando com meu cabelo. O  caminho sendo escolhido à medida que vai aparecendo. Aprendendo até a não pedalar quando a descida é certa: um pouco de controle no freio e tá tudo bem. A vida como um passeio de tarde.

 

Faz pouco tempo que aprendi a andar de bicicleta. Já tinha deixado pra lá: quando pequena, tive uma Caloi Ceci que nunca saiu da varanda de casa. Tenho uma foto com ela – e desconfio que foi só mesmo pra isso que ela serviu. Num dia de sol, eu, aos sete anos, cabelo penteado e franja, calça jeans e sorriso em frente à bicicleta. Um ursinho na cestinha. E as rodas que nunca conheceram chão de rua.

 

Um dia, a teimosia. Tem uns dez anos já, meu tio encorajando e eu pedalando, pedalando, pedalando. Uma hora cansei e caí de cara no chão. Médico, olho roxo, escoriações, remédio ardido. Desisti de aprender. Mas foi só por um tempo. Há dois anos, fez de novo  tarde de sol. Não saio daqui enquanto não aprender. Em algumas horas, eu passeando de bicicleta pela praça. Adorando o ventinho na cara, jeito de liberdade, essa palavra melhor do mundo.

 

E agora uma bicicleta indo pra casa. Outra Caloi com cestinha pra recontar minha própria história: foto sim, sorriso sim, mas o ventinho no cabelo é novidade. É que as coisas que são não precisam ser sempre. Destino também tá pra brincadeira, também desce pro play, também quer rir solto. Em algum dicionário por aí, coragem é sinônimo de alegria.

 

* o título é um trecho da música de Toquinho, “A bicicleta”

* e um obrigada com amor a todo mundo que me ensinou

Leave a Reply

