gente como a gente

two-girls-1892

 

*

por Mariana Paiva

Quando a gente é pequena, é diferente. “Abraça a amiguinha pra tirar a foto”, ensinam logo. Toda menina tem sua própria menina. Companhia frequente pra ajudar a apagar a velinha nos aniversários. Uma amiga do seu tamanho pra dividir os brinquedos, o lanche, os recreios da escola. Frequentemente ela mora em outra casa. É filha de outros pais, mas é quase irmã.

Mas é que há os meninos na adolescência e na vida adulta. Os namorados, noivos, esposos, peguetes. É de repente que o mundo se cala na hora da foto. Em vez daquele velho “abraça a amiguinha”, as novelas nos ensinam a ficar de olho. Bem aberto. Vai que a amiguinha tá sorrindo de canto de boca pro seu par. Dando um mole, falando mansinho. Vai que.

 

Certa feita, fui colega de uma moça que, casada há décadas com um bom safado (daqueles que a cidade inteira conhece bem as histórias), se gabava de ter cobrido uma outra moça de porrada. Ou seja: inocentamos os homens e odiamos as outras mulheres. Não seremos machistas também? Estamos do lado de quem, afinal?

 

Se nosso papo é ser melhor tratada como mulher, precisamos pensar nisso também. Se aplaudimos a celebridade que ameaça a moça que conversa com seu marido, é bom pensar. “É gente como a gente”, algumas disseram. É sim, naturalmente. Mas talvez esse não seja um bom argumento de defesa de nossa própria besteira. A outra mulher é um perigo. Quem foi que disse? O tamanho da saia? O jeito que ela fala? Precisamos pensar em nosso próprio machismo, e é urgente.

 

Em algum lugar do lado de dentro, a menina chora desconsolada na mesa vazia na hora dos parabéns. Acha sem graça brincar sozinha no recreio, acha o lanche comida demais, falta alguém na hora da foto. É que não era pra ser assim, menininha. Não era.

 

 

* a pintura é de Renoir

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: