alegria, alegria

536918_422464814503333_1543578789_n

por Mariana Paiva

Lembro sempre de um trecho de um conto de Caio Fernando Abreu, “O Príncipe Sapo”. Ele dizendo assim: “O piano cantava cada vez com mais alegria, os rumores na rua cresciam, todo mundo comentando a pouca vergonha. Mas Teresa feliz, feliz, feliz. Uma página inteira feliz. Um livro inteiro feliz. Um mundo inteiro, Teresa feliz”.  Tenho pensado muito nisso. O fragmento como parte de uma alegria possível em pleno dezembro, dias antes do ano acabar. Aos 45 do segundo tempo antes de começar tudo de novo: as agendas, os compromissos, as contagens regressivas.

Algum dia então a vida não terá estado de cabeça para baixo? Algum dia por acaso não terá sido bagunçada? E então se descobrir subitamente feliz, em meio a 700 destroços. Os caquinhos espalhados pelo chão e o pé ficando mais forte de pisar, aprendendo a não sangrar tanto. Um desejo secreto de virar faquir, de não sentir mais as pontas afiadas. Só mesmo sendo feliz.

E se descobrir alegre num instante de uma tarde. Num passeio silencioso ouvindo o disco preferido de Chico, numa conversa de riso solto, numa taça a mais de vinho. Da parede de algum museu distante, aquele cupido do quadro de Caravaggio sorri. O amor vencendo tudo, deixando o breu pra trás. Pela possibilidade de vida, o cupido safado dá uma piscadela: “não abraça tristeza não” – ele ordena. É breve e danada a alegria. Não pode vacilar.

A única matemática que realmente importa aprender. A tal prova dos nove: se tá alegre, é porque tá certo. Não é, Oswald? E então, como quem enfim se descobre viva numa enorme surpresa, “Teresa feliz, feliz, feliz. Uma página inteira feliz. Um livro inteiro feliz. Um mundo inteiro, Teresa feliz”.  E por que não?

 

  • o título é a música “Alegria, Alegria”, de Caetano. uma boa trilha pro texto, aliás 🙂
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: