Meninas de ouro

melhor_filme_oscar_ultimos_20anos_f_016
Mariana Paiva

Sou poeta. Disso sei faz tempo, mesmo quando não escrevia. Lembro de uma vez na praia, uns oito anos de idade, toda fofa, fui pegar uma flor que boiava no mar. Só que não era flor, era água-viva. Poeta é que faz essas coisas, descobri ali. Depois é que a vida me ensinou: ninguém é 100% uma coisa. Eis  então que me vejo perdida entre versos de Walt Whitman, canções de Chico (música também é poesia) e uma luta inesquecível de Ronda Rousey. Sim, tô falando de UFC.

Cá comigo, sei bem que sempre fui a menina que torcia a cara na hora das cenas violentas dos filmes. Mas é que havia, entre meus filmes preferidos da infância, um certo Braddock. E um tal grande dragão branco, alegria da sessão da tarde. Na estante, quando fiquei grande, um monte de livros pra entender que mulher boa é mulher empoderada. Mulher que luta, que ocupa espaços que eram exclusivos dos homens. Nada de musa, donzela ou princesa de contos de fadas. Bendita seja a mulher que fala alto quando tem que falar, mulher que não se curva. Por que não, afinal?

Repensei o UFC – eu que, por tanto tempo, achei que era apenas uma porradaria – porque vi o octógono, território tanto tempo masculino, invadido por mulheres. Gostei.  Vi a mulher sendo protagonista, vi a mulher sendo aplaudida. Nocautes rapidíssimos. Coragem. Repensei e escolhi: também quero lutar. É com palavras, mas é assim: cada uma luta como sabe, como quer. Mas tem que lutar. Porque dentro ou fora do octógono, a vida não é nada além de luta. Ainda mais pra quem nasceu mulher.

  • a foto é de Hilary Swank no filme “Menina de ouro” (2004)
Leave a Reply

