Vagando em verso eu vim, vestido de cetim

imprimir_Ponyo

Mariana Paiva

Há uma força secreta que mora na mudança. É ela o único endereço daquela coragem que a gente descobre de repente, quando se vê sem chão. Quando a vida vira uma novidade só, com tudo de melhor e pior que vem junto. Mas no fim é bom, é o que a gente vai aprendendo.

Foi assim mesmo que descobri que podia quase tudo. Com a vida sempre muito arrumadinha, alimentei dia após dia meu próprio furacão até que ele tomasse fôlego e saísse tirando tudo do lugar. De repente não sabia mais onde a rua seguinte ia dar. As pessoas conhecidas não estavam mais ali, a dois ou três bairros de distância. Tudo novo, como propunha um texto que Regina mandou pra me dar coragem. E deu.

Se fosse um jogo, aquele momento de chegada seria um novo ponto de partida a ser marcado. Era preciso começar tudo do zero: às vezes ruim, às vezes bom. Aquele leão pedindo coragem ao mágico de Oz. Querendo, sonhando com ela. Falhando e desejando de novo, que é como tem que ser.

E de repente uma nova cena. Daqui mesmo escrevo contando novidades: uma casa e uma vida como um livro em branco. Novas páginas, sabedorias diferentes. Uma saboneteira pregada na parede, uma estante montada. Tudo pequeno, ínfimo quase, a vida te dando beijinho no canto da boca. Tudo meu. Aquela alegria de olhar ao redor e reconhecer uma certa raça ancestral, vontade de esperar a próxima onda com sorriso no rosto.  E a certeza nova de poder quase tudo, a força recém-descoberta que vem da mudança, único endereço verdadeiro desse desejo concedido de Oz

* a cena é de Ponyo, de Hayo Miyazaki

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: