Bem vindo a Salvador, coração do Brasil

vivas

Mariana Paiva

O porto da Barra continua lindo. É que o sol ainda brilha por lá, e o mar – apesar de tanta coisa em contrário – não desiste de seu vai e vem. Como também a sereia do Rio Vermelho não deixa de olhar para as águas, protegendo a pescaria dos moços, fazendo com que cheguem bem em casa. E ainda lança uma benção a mais para quem vai lá no meio da semana, desce as escadas e molha o pé no mar, dando a quem busca alguma esperança.

Por isso que penso: é triste plantar cactos embaixo dos viadutos. Diz demais sobre nós pra quem chega, é algo como uma cara amarrada, uma má vontade em abrir a porta. Cidade é pra acolher, sabe? Para abraçar as pessoas, que não deviam estar vagando por aí, vivendo sem endereço nem pouso. A gente viu tanto que agora acha normal. Só que não é.

Pense no absurdo que é a cidade se chamar Salvador e plantar espinhos para espantar pessoas. Não, gente, tem alguma coisa errada. Se sabemos ser hospitaleiros com quem vem de longe, precisamos começar a tratar melhor quem mora ali na esquina, na calçada perto de casa, no viaduto da outra avenida. Senão seremos exatamente como aquele puxa-saco que não olha pro lado pra cumprimentar a faxineira do prédio, mas que se levanta e oferece o lugar ao diretor da empresa (que, por sua vez, mal olha pra ele).

E então fica a sugestão, se por acaso os cactos tiverem sido motivados por uma falta generalizada de ideia melhor: plantemos flores. Vale rosa, cravo, bromélia, jasmim. Vale pezinho de manjericão pra ficar tudo cheiroso, vale também um pé de boa noite pra gente lembrar dos passeios na casa da avó. Cacto a gente deixa pro deserto, que é a última coisa que a gente quer que nossa cidade vire

  • A foto é de Fernando Vivas, na Revista Muito
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: