Um soluço e a vontade de ficar mais um instante

JohannesVermeer-TheAstronomer(1668)

Mariana Paiva

Outro dia lembrei de meu amigo Vlad respondendo um daqueles questionários que eram moda nos anos 1990. A pergunta era “Qual é a pior coisa do mundo?”. Ele respondeu: “A saudade acaba com a pessoa”. Depois do tempo que passou, não lembro nem mesmo de minhas próprias respostas, mas nunca consegui me desfazer dessa.

E então me peguei pensando naquela música de Roberto Carlos, “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”. É uma das preferidas de minha mãe, sei cantar desde pequena. A letra todinha sabida de cor, eu saía pela casa entoando os versos mesmo sem entender tanto.

Outro dia entendi.  Tantos quilômetros longe de casa. Era de manhã, cheiro de café e violão no colo. Meus dedos tocando as cordas. Deu saudade. Deu tanta saudade que quase não dava pra cantar. Mas cantei. E foi assim que entendi: a gente tem tudo que precisa pra consolar o coração. E o que a gente precisa pode ser também uma música antiga, recordação velha, que de repente faz mais sentido que 380 páginas de autoajuda.

Para muito além da voz do Rei, estavam a praia de Ipitanga, a vitamina de abacate com sanduíche misto de meu pai, a TV de minha mãe ligada no Rei do Gado, o mundo visto de cima, o queijo de Zé Mário. O cachorro pulando pedindo comida, a risada escancarada de Sílvia, o piano do vizinho tocando bossa nova. Tudo isso sem falar em saudade, sem dizer palavra que fosse. Só o coração pulsando ali e em outro lugar, tudo ao mesmo tempo. Então podia ser assim? O mundo é grande demais pros olhos da gente, pensei. Tudo é longe. E então aquela esperança cantada de não ser mais tão estrangeira assim, de chegar logo para as janelas e portas que vão se abrir

  • A pintura é de Vermeer
Leave a Reply

