Sei que há léguas a nos separar, tanto mar, tanto mar

swans

Mariana Paiva

Outro dia, um post na rede social de uma universidade me chamou a atenção. Não vendia livros, não anunciava cursos. Vendia camisetas. Os outros posts divulgando simpósios tomavam poeira, enquanto o outro, que oferecia camisetas personalizadas com o nome do curso e da instituição em letras garrafais, virava trend topic. Todo mundo comentando ao mesmo tempo, a barra de rolagem já sem dar conta de tanta interação. “Tem GG?”, perguntava um. “E casaco?”, outra queria saber.

É que, nos corredores das universidades, casacos e camisetas dizem mais quem somos do que nossos discursos.Talvez até mais do que os autores que lemos, presos nas estantes de casa ou das bibliotecas. Andamos vestidos de nossas instituições quando deveríamos estar tão mais vestidos de nós mesmos. É uma questão de identidade, como se fosse um discurso de casamento: eu, fulano de tal, afirmo, com a roupa que visto, que sou diferente de você. Porque estudo na instituição tal, passei para o curso tal, e você não. Roupa comunica, não dá pra esquecer. Precisamos pensar nisso.

A pior parte? É que é um discurso silencioso, quase que imperceptível. Quase. Num país com tantos analfabetos funcionais, o casaco com nome de universidade chega a ser uma afronta: quem deveria saber que conhecimento deve se espalhar, na verdade, segrega. E sem que uma palavra sequer saia de sua boca, diz ao resto do mundo: “sou melhor que você”.

Em casa, tomando poeira, os livros que amamos perdem as páginas. Talvez as traças se façam mais merecedoras daquele volumes de Foucault ou de Marx que nós. Lemos tanto e ainda aprendemos tão pouco (ou quase nada). É que, sem perceber, vamos matando mais um pouquinho os autores que amamos. Todos sufocados naquela camiseta tamanho G, com escudo e títulos em letras garrafais

  • O desenho é de Escher
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: