Meio bossa nova e rock ´n´roll

iurisarmento

Mariana Paiva

Outro dia, meu amigo Jorginho (o JV) postou que ele era daquelas pessoas que amam a bossa nova. Isso ele e a torcida do Flamengo. A diferença tava no complemento: ‘e também o pagode baiano’. Sim, a quebradeira, como a gente costuma chamar aqui na Bahia. Ele defendia o direito à rasura, a gostar de uma coisa sem excluir o resto. Guardei a ideia pra pensar mais nela. Concluí: acho uma riqueza.

Quem se dá ao direito de rasurar não cabe em gavetas. A gaveta da direita, a gaveta da esquerda, a gaveta do rock e por aí vai. Sabe cantar a discografia completa do Angra de trás pra frente e não resiste a entrar no coro se o assunto é Fábio Jr. Gosta de Jethro Tull e gravou uma dublagem de Neto LX, leu Hegel no original e gosta da Turma da Mônica. Escreve contos e se joga num arrocha na pista de dança do extinto Língua de Prata, em Itapuã.

Repare só que não tem “mas” nessa história. Tem “e”. Não é uma coisa em oposição à outra. É tudo junto. Sei de cadeira cativa: leitora voraz de poesia, adoro funk carioca. E sei dançar. Tem também o caso daquele professor doutor em física que agora ensina Yoga (e pôs no Lattes!). Ou a amiga que ama Nietzsche e é devota de Santo Antonio.

A graça que é se saber múltiplo, incabível em classificações. ‘Você é do rock?’ ‘Sou às vezes’. Não ser nada todo dia. Vez por outra, ainda se surpreender no espelho da vida com mais uma vontade nova, um gosto que estreia, uma alegria desconhecida até então. Um viva (ou dois, ou mil) à rasura, essa amiga de quem é humano de verdade. E então, menos ‘ por que?’, mais ‘por que não?’

* o quadro lindo que ilustra a crônica é do querido Iuri Sarmento

*  para Jorge Velloso, ser humano infinito

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: