Há tanta Vida lá fora

nanlawson

Mariana Paiva

Para quando o dia não tá bom, prorrogações. A música favorita no repeat, uns minutos mais ao sol. O riso solto da criança que ignora absolutamente tudo: os papéis sendo despachados no fórum, os carimbos, as assinaturas. Alheia a todas as possibilidades de futuro, a criança ri. A felicidade pura, em seu estado mais delicado, verdadeiro.

Um tempo a mais dentro do abraço do grande amor, que podem ser horas, dias, meses. Ou minutos contados. O aconchego de todas as dores num perfume familiar na pele, no cheiro do café sempre açucarado demais daquela avó. Até mesmo na memória do que não é mais: naquele cobertor azul, em correr pequeno e descalço num quintal enorme, no gosto das férias da escola, nos reencontros do primeiro dia de aula.

Sim, porque na vida tudo é começo (ou recomeço), e viver é pra frente. Somente a alegria pode com este mundo: é a única negociação possível com as burocracias, os prazos irrevogáveis, com tudo o que se quer fazer e que se deixa para mais tarde. A vida, aquela com V maiúsculo, adiada. Pro dia que as crianças crescerem. Pra quando tiver dinheiro suficiente. Pra quando tiver tempo.

Tudo isso que também significa postergar a Vida (não a vida, o arrastar dos dias, mas a outra, a pulsante) para um dia que se sabe com certeza: não vai chegar. A essa altura, os ossos já reclamam uma visita ao ortopedista, a comida favorita já está meio sem gosto, e as melhores pessoas, em álbuns de retratos.

Ou dizer não pra tudo isso que é adiamento e ir correndo buscar a alegria 

 

 * a ilustra linda é de Nan Lawson

** para Cris, inventor (e entendedor) desse conceito do V maiúsculo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: