A graça da coisa (a que não sai no jornal)

Image*

É que tem sempre alguma coisa que transborda e que não dá pra sair no jornal porque não cabe na retranca, que é o lugar de escrever, e que tem começo e fim.  Hoje, tá lá na capa do caderno 2+ a entrevista que fiz com Martha Medeiros sobre o livro A Graça da Coisa. Mas tem mais história pra contar (sou daquelas que acredita que sempre tem!). Vim aqui pra isso:

A livraria nem existe mais, de tanto tempo que passou. Fui procurar o livro Bagagem, de Adélia Prado. Tinha. Mas aí o vendedor me apareceu com ele e mais outro livro na mão, um vermelho. ‘Esse é de outra escritora, Martha Medeiros, você conhece? Ela é ótima’, ele garantiu. Falou com tanta certeza que levei os dois.

Com Adélia eu aprendi que a poesia é feita das coisas mais simples, que são curiosamente as maiores, como uma casa alaranjada que amanhece (lá no poema Impressionista). Aí que comecei a aprender poesia com Martha também: Cartas Extraviadas e Outros Poemas – o tal livrinho vermelho que levei pela indicação do rapaz que nunca mais vi, mas não esqueci – me mostrou como a poesia não precisa ser canônica e cheia de rimas para existir. Era assim que eu queria escrever, contemporânea, livre das formas. Aí Martha apareceu e me ensinou.

É engraçado porque o escritor quase nunca chega a saber sobre as vidas que ele muda, o que ele ensina. A gente quase nunca escreve para eles pra dar esse feedback. Em 2011, mandei um e-mail pra Martha  para dizer que outro livro dela, o Fora de Mim,  tinha sido muito especial. Escrevi para agradecer: alguém tinha escrito o que eu precisava ler naquele momento de minha vida. Lá de longe, ela fez (sem saber) o papel de um amigo que te manda a carta que acalma sua alma. Foi isso. E ela, muito fofa, agradeceu de volta.

Dois anos depois, a entrevista.  Martha Medeiros

E um outro agradecimento sincero à moça do livro vermelho: a graça da coisa é essa, provocar sentir. 🙂

*

Tagged ,

Leave a Reply

