O Último Tango (de todos nós)

Image

*

É que em algum lugar de nossas memórias, essas histórias vivem. Essas que se passam longe dos olhos das multidões, dos conhecidos, dentro de quatro paredes reais ou imaginárias. Algum lugar em que não se precisa assumir identidades: sem nomes, os personagens de Maria Schneider e Marlon Brando apenas eram eles mesmos.

Muito mais do que a famosa cena da manteiga, o que chama atenção é o paralelo entre os dois relacionamentos da moça. Jeanne alterna entre ser quem o noivo Tom espera que ela seja (enquanto ele a filma em todos os momentos, para transformar tudo em filme depois) e ser quem realmente é, no apartamento claro e vazio de Paul.

O antes e o depois do apartamento também é significativo: no tempo de Paul, a casa praticamente não tem móveis, e as janelas e as cortinas estão abertas.  No de Jeanne e Tom, estantes e mais estantes ocupam todo o espaço: não havia lugar de ser. As cortinas e as janelas estão fechadas. A vida é outra ali.

Apesar de desconhecidos, Paul e Jeanne se mostram mais íntimos do que jamais serão Tom e Jeanne: brincam, riem solto e até mesmo falam de amor. Ao levar Tom para conhecer o apartamento, Jeanne ensaia uma brincadeira, mas ele reage dizendo que são adultos demais para brincar naquele lugar. Verdade: é que são adultos demais para viver qualquer aventura. Adultos demais até mesmo para viver.

São boas essas histórias em que, como a de Paul e Jeanne, é possível ser quem se é. Só que elas caminham de mãos dadas à beira do precipício, aquele mesmo no qual Stendhal falou que vive o amor. Nos castelos todos guardados por feras, nas torres altas demais para nosso medo de cair. E então a gente escolhe falar sério e rir só mesmo de vez em quando

Brincar. Essa escolha difícil de fazer, no filme ou na vida

“[…] um riso festivo, geral, que toma conta de tudo, espalha-se”

Mikhail Bakhtin, sobre o riso

*

Advertisements
Tagged , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: