Livro das Horas

Image

*

Nélida Piñon realizou meu sonho, e foi nas 207 páginas de seu Livro das Horas. Uma obra cheia de licença-poética para falar de qualquer coisa, de mitologia grega ao Antigo Testamento, de seu amor pelo cachorro Gravetinho à mesura que ela faz a uma imagem de Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.  Quando parece que ela está fazendo um livro que é na verdade uma colcha de retalhos, o leitor se surpreende percebendo a maestria dela em escrever um livro sobre escrever. É o que ela vai mostrando, página por página: escrevendo sobre qualquer coisa que pense, na verdade, ela escreve sobre o ato de escrever.

Fala sobre a necessidade de solidão do escritor, sobre a tarefa de transformar o cotidiano em arte, sobre o ato de se apropriar da vida alheia como matéria-prima para criar. Mesmo quando está falando de qualquer outra coisa, não fala de assunto que não seja escrever. Artista é assim: mesmo quando vive, procura apenas motivo, pretexto para criar. É o que Nélida nos ensina em Livro das Horas.

O livro acabou e me deixou pensando em duas coisas: a primeira foi no livro de Kandinsky, Do Espiritual na Arte. Nele, o pintor desfila seus conhecimentos e ideias, teoriza aquilo que mais ama (e sabe) fazer. Para ele, o artista obedece apenas seu desejo ao combinar os elementos subjetivos aos objetivos. O que ele sente e o que ele vive, ambos tornam-se escravos de sua vontade. É a alma que escolhe. Poderia haver alguma justificativa mais aceitável, mas a verdade é essa, é o que o artista nos diz: “fiz assim porque quis”. Basta.

E a alma, essa desconhecida, que nos leva diretamente ao set de filmagens de um cineasta em plena crise criativa, em 8 e 1/2, de Fellini: Asa Nisi Masa é o recado que o menino que o homem um dia foi manda. É preciso alma, é o que o menino da lembrança grita. Fala alto, porque de vez em quando a gente esquece de ouvir

*

Advertisements
Tagged , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: